Você já teve que se humilhar para comprar algo?

Parece absurdo perguntar isso, mas tenho certeza que você vai se identificar. A sensação atual do mercado é que ninguém quer vender. A regra básica do comércio é simples: eu tenho o dinheiro, você tem o produto, nós trocamos. Mas, ultimamente, parece que estamos vivendo o inverso.

Recentemente, passei por uma saga para tentar contratar um curso de oratória. Veja bem, eu não estava apenas “olhando”, eu queria comprar.

Primeiro, entrei no site da empresa: “em manutenção”. Ok, acontece. Fui para o Instagram: feed abandonado, última postagem de meses atrás. Mandei um Direct (DM): silêncio total. Ninguém respondeu.

Como eu realmente queria o serviço, insisti. Consegui o WhatsApp do dono. Mandei mensagem e… nada. Tentei o sócio dele. Ele me respondeu! Marcamos uma reunião para fechar o negócio. Resultado? Ele não apareceu na reunião e sumiu.

Eu estava literalmente com o dinheiro na mão, implorando para pagar, e fui ignorado.

O caso da Arquiteta: parece que ninguém quer vender

Pensei que fosse um caso isolado, azar meu. Mas meu apartamento fica pronto este ano e precisei cotar uma arquiteta para o projeto.

Pedi para minha esposa entrar em contato e solicitar um orçamento. Passaram-se alguns dias e eu cobrei ela: “E aí, amor? O que a arquiteta falou?”. A resposta dela foi um balde de água fria:

“Nossa, nem me responderam.”

Compartilhei esses casos com o David, meu sócio aqui na Ípsilon, e ele relatou exatamente a mesma frustração com outras empresas. A conclusão que chegamos é assustadora: a sensação é de que ninguém quer vender!

Quantas vezes você entrou em contato, solicitou um orçamento e a empresa não te respondeu ou demorou dias para dar um “oi”? Infelizmente, esse descaso virou o “novo normal”.

O erro invisível que quebra empresas

Aqui entra o ponto que, como estrategista de marketing, me deixa maluco.

Eu vejo empresários investindo rios de dinheiro para deixar o site bonito, gastando verba alta em anúncios no Google e Meta, produzindo conteúdo para redes sociais… para morrer na praia.

Não adianta nada você ter o melhor tráfego pago do mundo se o seu comercial não funciona.

O cliente de hoje não tem paciência. Ele clicou no anúncio, chamou no WhatsApp e quer ser atendido agora. Se você demora 4 horas (ou 4 dias) para responder, ele já fechou com o concorrente que deu “bom dia” em 5 minutos.

A lição que fica

Se você sente que suas vendas estão travadas, antes de culpar o algoritmo, o governo ou a crise, faça um teste simples: tente comprar de você mesmo.

Mande uma mensagem anônima para o seu time comercial e veja quanto tempo levam para responder e com que qualidade atendem. A resposta pode ser dolorosa, mas é ela que vai salvar o seu negócio.

Não faça o seu cliente se humilhar para comprar de você. Atenda rápido, atenda bem e venda mais.

O seu comercial passa no teste?

Você tem certeza que sua equipe está atendendo rápido e bem? Não fique na dúvida.

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